O Clima Organizacional é considerado um dos fatores de maior relevância dentro das organizações, importante para a saúde interna mediante avaliação dos índices que retratará a relação da sua cultura organizacional e principalmente da realidade da entidade, podendo em alguns casos relacionar-se com o desempenho financeiro da empresa.

Atualmente um dos indicadores mais utilizados pelas organizações para avaliação é a Pesquisa de Clima Organizacional, este indicador tem o objetivo de indicar a qualidade de vida no trabalho em termos sociais e ambientais. Estas variáveis influenciam diretamente na estrutura comportamental e consequentemente está ligado a produtividade e satisfação de cada colaborador.

Com base nesta pesquisa elaborada de acordo com as necessidades de cada entidade, é que são traçadas os planos de ações corretivas a serem escolhidas pela direção.

Existe a constatação de alguns fatores que contribuem para o aumento da insatisfação interna, como a má escolha de líderes não capacitados, salários e benefícios incompatíveis, ausência de plano de carreira entre outros.

Na busca de melhorias e harmonização do clima interno, muitas das empresas estão promovendo ações direcionadas ao bem-estar dos colaboradores durante suas atividades diárias, como ginástica laboral, premiações de colaboradores destaques e confraternizações internas, é importante lembrar que pequenas ações podem influenciar na qualidade de trabalho aumento o nível da satisfação de cada indivíduo.